ACTIVE SHOPPING
×
 x 

Carrinho vazio

unnamed

AVISO IMPORTANTE
 
Devido a pandemia do novo coronavírus que assola o mundo e atendendo decreto do Governo do Estado de Minas Gerais que suspende eventos com mais de 100 pessoas pelos próximos 30 dias, o CEC – Comitê Especial da Convenção, com o aval da Junta de Custódios, solicitou ao EXPOMINAS adiamento da nossa XX Convenção Nacional, prevista para acontecer nos dias 17 a 19 de abril de 2020 o qual nos disponibilizou uma única data alternativa.

Sendo assim, a nova data para realização da nossa XX Convenção Nacional em Belo Horizonte/MG, fica sendo 18 a 20 de setembro de 2020 e o Encontro Nacional de CTO fica adiado para 17 de setembro de 2020.

Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil – JUNAAB
CEC - Comitê Especial da Convenção

 unnamed 1

O dia 20/02/1994 é a data da minha chegada definitiva em AA.

Conheci a Irmandade em 1986, fiquei alguns dias sem beber, mas retornei ao copo logo em seguida...

Portanto, digo que, desde o dia 20/02/1994, até hoje, não  tive mais a  necessidade de retornar ao copo.

Sempre ouvia sobre os eventos de AA e tinha muita vontade de participar, porém a minha atividade profissional impedia-me, inclusive do descanso tão importante para qualquer atividade profissional.

Até que tomando uma resolução, a partir de 2012, pensei em planejar minha vida, ou seja, para  realizar um sonho exige-se organização.

Isso eu aprendi às duras penas, depois de algumas 24 horas de abstinência do álcool.

Em 2012 eu tinha um dilema, ir à convenção de Cuiabá, ou tirar minha primeira folga de uma semana, depois de 37 anos de trabalho. Que loucura!

Decidi tirar férias! Ficando então a minha primeira convenção para 2016, em Maceió.

Chegamos em Maceió cinco dias antes da abertura, isso foi muito bom porque já tinha muitos companheiros  na cidade, contribuindo assim para o clima de congraçamento, que é  o objetivo da convenção de AA.

Fizemos antes muitos passeios pelos pontos turísticos da  belíssima Maceió que, a propósito, a sua população nos recebeu muito bem. Do recepcionista do hotel aos funcionários de vários restaurantes, em que fizemos nossas refeições, dos guias turísticos, dos motoristas de vans, sem falar nos companheiros de Alagoas e de outros estados deste imenso País; que estavam presentes, muitos deles veteranos de muitas convenções; outros, como eu, calouros em este grande congraçamento da irmandade  de A.A. 

Um fato muito interessante, que pude observar, foi a educação dos motoristas de Maceió de parar o carro para o pedestre atravessar as ruas; resultado de uma intensa campanha feita pela administração da cidade, conforme informou-me um gentil motorista de taxi à porta do hotel em que hospedáramos. Outra coisa que me chamou a atenção foi a identificação que eu tive com companheiros, os quais nunca tinha visto, antes da abertura, o que veio a se confirmar na ocasião.

Ao sair as ruas eu olhava as pessoas e logo identificava-os  como um(a) companheiro(a) de AA. Sinceramente não sei porque, rsrsrsrsss... Talvez seja a tal afinidade ou simplesmente reconhecia ali um(a) companheiro(a) de infortúnio nas garras dessa terrível doença do alcoolismo.

Chegou o grande dia! Ou a grande noite! Porque a abertura foi a noite; no sexto dia que lá estávamos, eu minha esposa, e milhares de companheiros.

A minha expectativa foi tão grande que tínhamos um passeio para Maragogi, que é um município da Microrregião do Litoral Norte Alagoano, na Mesorregião do Leste, do estado.  Localiza-se a 125 quilômetros de Maceió, a capital Alagoana.

Local de rara beleza segundo informação de nossa guia turística, Andréia, pessoa muito simpática!

Pois bem! Gostaria muito de ter ido. Mas, conforme eu disse, a minha expectativa era tão grande que eu não quis correr o risco de, primeiro: O ônibus ter qualquer problema mecânico, e atrasar a minha volta; segundo: teria que acordar muito cedo para que chegássemos com a maré baixa, pois só  assim seria possível apreciar a beleza dos corais.

Então eu correria o risco de cochilar durante o evento, o que seria uma tragédia para mim. Andar aproximadamente 1900km e  não participar da abertura, que é o momento máximo do evento da Irmandade, onde se reúnem milhares de companheiros em um local único, e que dá a real dimensão da grande Irmandade, que somos! Pessoas se abraçando, se reencontrando, de outras convenções, é lindo! Eu emocionei tanto que meus olhos lacrimejaram, meu coração batia mais forte! Agradecia ao poder superior por ter me concedido realizar esse sonho, que não queria que terminasse.

Meus Deus! É maravilhoso ser membro da maior Irmandade do mundo, onde pessoas que um dia foram desacreditadas, falidas, que sofreram horrores nas garras do alcoolismo, que estavam ali felizes como eu, que também sofreu a falência total do sentimento mais nobre que  é o amor próprio, e o amor pelo outro ser humano! Isso o AA nos ensinou, e nos devolveu a alegria de viver plenamente.

Naquele momento lamentei a ausência da amiga de minha esposa, que viajou conosco. Eu tinha a expectativa de que se ela fosse à abertura, talvez se sensibilizasse e fizesse parte dessa grande irmandade. Eu sei que não temos autorização para fazermos diagnóstico de quem é alcoólatra ou não! Mas eu a conheço e sei por experiência própria e por presenciar vários relatos, em uma reunião de recuperação, que ela passa também por esse flagelo. Também gostaria que ela e minha esposa participassem, também, das reuniões de Al-Anon,  porque sei que o seu filho é alcoólatra, na ativa. 

A convenção é de A.A., porém a irmandade co-irmã de Al-Anon sempre está presente, dando suporte aos familiares de alcoólatra, então não é justo ficarem de fora dessa grande festa de congraçamento, lembrando que a convenção é um evento aberto, e, por isso, nossos amigos e familiares sempre  serão bem vindos. Mas enfim! Nenhuma delas quis participar!

Caros amigos! Alguém disse-me um dia, quando participei pela primeira vez de um ciclo de estudo; que ninguém que assim o faz jamais o esquece, e mais ainda, nunca mais será o mesmo! O mesmo eu digo àquele que nunca participou de uma convenção. É uma experiência inesquecível.

Só ali ele se pode perceber o quanto é grandiosa, quantas vidas foram salvas, quantas famílias se reestruturaram! Eu agradeço ao Poder Superior, por essa dádiva! E é com esse sentimento de gratidão, que me esforçarei o máximo para receber bem os companheiros e os  nossos convidados a esse grande banquete de amor e união; que será a edição da XX Convenção de A.A. em minha cidade natal, Belo Horizonte.

Eu e meus companheiros, que fazemos parte do CEC, de Belo Horizonte e qualquer outro companheiro, temos a obrigação de retribuir a acolhida, como eu fui na primeira que participei, e, também, os que participaram de outras edições. Não tenham dúvidas tentaremos fazer o melhor! 

Abraços fraternos!

Oliveira

Inscrição

A inscrição é a forma pela qual os membros e os Grupos de A.A. colaboram para a realização da Convenção Nacional de A.A..
A inscrição efetivada pelo site dará direito a um Kit da Convenção (pasta e crachá), que será entregue no local do evento nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2020, mediante apresentação do boleto quitado.

 

Inscripción

La inscripción es la forma en que los miembros y los Grupos de A.A. colaboran para la realización de la Convención Nacional de A.A..
La inscripción efectuada por el sitio dará derecho a un Kit de la Convención (carpeta y credencial), que será entregado en el local del evento los días 17, 18 y 19 de abril de 2020, mediante presentación del boleto quitado.

 

Contagem regressiva

 
 

Loja JUNAAB - Literatura de A.A.

O objetivo desta loja virtual é oferecer à sociedade em geral, mais uma forma de acesso ao programa de recuperação de Alcoólicos Anônimos contido em nossa literatura, que doravante terá mais essa opção para aquisição.
A loja virtual alcançará não só os profissionais, mas, também, todas as pessoas que tenham interesse em conhecer um pouco de nossa Irmandade ou mesmo aqueles membros de A.A. que por estarem em localidades muito longínquas não tenham acesso à literatura através do Grupo ou do Escritório de Serviços Locais. 

 

IR PARA A LOJA IR PARA O SITE DE A.A.

 

 


TOP